sexta-feira, junho 09, 2006

Insónias

Não consigo dormir... estou triste e não sei qual o motivo! Não consigo dormir e tenho o coração a bater a uma velocidade que me sufoca e me faz ansiar por algo... Não sei se as palavras estão correctas e agora o que menos me importa são as construções frásicas e ordem e perfeição! Os sentimentos não são perfeitos nem ordenados... Estou triste, ansiosa, aguarda a confirmação do terrível sexto sentido... e no fim, não consigo dormir!!!

O meu coração

Vês este coração? É teu! Não dei por acontecer a invasão em mim. Não pediste para entrar, foste entrando... Agora é tarde demais... é teu. Ouviste bem? Teu... Parte-o, corta-o, esmigalha-o, mima-o, enche-o de alegria... Mas não lhe mintas. Fala com ele, diz-lhe a verdade que precisa de ouvir ... aquela que tu sentes no teu coração e na tua razão! Não o iludas, para não o desiludires... Fá-lo chorar agora, para que ele não chore por demais depois! Fá-lo deixar de morar na incerteza, mesmo que a certeza seja a pior de todas... Mata-o ou dá-lhe vida, é teu... o meu coração!

As tuas cores

Um pedacinho de azul com mistura de verde e amarelo... Rosa, roxo, branco e castanho... Vermelho, preto, cinzento, laranja e outras tantas São as tuas cores... Um arco-íris na minha vida! Dando cor, alegria e imaginação a esta coleccionadora de palavras! Azul do mar; verde das árvores; amarelo do sol! Rosa da flor mais bela; roxo quando te chateias comigo; o branco da paz e o castanho que reside no teu olhar! Vermelho da cor dos teus lábios; o preto dos teus cabelos; cinzento do dia triste em que me fizeste feliz; laranja do pôr do sol que desejo ver do teu lado... Tantas cores nos meus dias e em ti...

domingo, junho 04, 2006

Resolvi ir à procura da génese do problema... "A palavra “amor” advem do verbete latino 'amore' que pode ser literalmente traduzido por "afeição, amor; vivo desejo”. Também é associado a palavras que representam “desejo”, “satisfação”, “conquista” e “libido”. O conceito de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou algum objeto, que seja capaz de receber este comportamento amoroso e que seja capaz de alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a manutenção da motivação deste amor. Em grego há outras palavras, cada qual denotando o amor em um sentido específico. (...) Eros O amor do tipo eros é aquele amor romântico que uma pessoa sente por outra. É o amor que tem muito a ver com atração física. É esse tipo de amor que normalmente compele as pessoas a manter um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo de relação sexual Pragma Como diz o nome, é o estilo de que prioriza o lado prático das coisas. O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe. Se não, desiste. Cultiva uma lista de pré-requisitos para o parceiro ou a parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. Procura um bom pai ou uma boa mãe para os filhos e leva em conta o conforto material. Está sempre cheio de perguntas. O que será que a minha família vai achar? Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos?Como minha vida vai mudar se eu me casar? Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca. Ágape Em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. Storge É o nome da divindade grega da amizade. Por isso, quem tende a ter esse estilo de amor valoriza a confiança mútua, o entrosamento e os projetos compartilhados. O romance começa de maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exatamente. A atração física não é o principal. Os namorados-amigos não tendem a ter relacionamentos calorosos, mas sim tranqüilos e afetuosos. Preferem cativar a seduzir. E, em geral, mantêm ligações bastante duradouras e estáveis. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados. Os amantes do tipo storge revelam satisfação com a vida afetiva." in : http://pt.wikipedia.org/wiki/Amor_(sentimento)#Eros Alguém percebeu alguma coisa?

Pessoa em mim, pessoa em nós...

"Bom é que não esqueçais Que o que dá ao amor rara qualidade É a sua timidez envergonhada Entregai-vos ao travo doce das delicias Que filhas são dos seus tormentos Porém, não busqueis poder no amor Que só quem da sua lei se sente escravo Pode considerar-se realmente livre (...)
Que estúpido se não sabe que a infelicidade dos outros é dele e não se cura de fora.Porque sofrer não é ter falta de tinta ou o caixote não ter aros de ferro! (...)
E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto e em minha voz a tua voz.
Foi um momento
O em que pousaste
Sobre o meu braço
Num movimento
Mais de cansaço
Que pensamento,
A tua mão!
E a retiraste.Senti ou não? "
Fernando Pessoa em mim...em ti.. nele e nela...em todos nós um pedacinho de Pessoa!

sábado, junho 03, 2006

Adeus

Este não é mais um texto que divague sobre sentimentos de amor, paixão ou atracção. Quer dizer fala de amor e sentimentos... mas estes completamente diferentes dos outros que por aqui vão residindo!
Apaixonada por ti belissima invicta... Não conhecendo paisagem mais bela, quando o douro te brinda com a sua cor laranja e vermelha do pôr do sol... Vendo o tempo a correr demasiado depressa para que eu possa despedir-me com a devida saudade de todos os teus cantos e das imensas lembranças que carrego comigo.
Este não é um texto hipotético nem a fazer de conta, este texto é sobre mim... sobre a extrema dificuldade em largar a independencia que me deste e que agora insistem em tirar-me... não me recuso a crescer, mas crescer é, realmente, dificil!
Choro de tristeza, angústia e algum desespero... Poucos me entenderão, talvez ninguém... mas só por um pouco gostava de voltar atrás no tempo, pois só assim teria tempo para te dizer adeus!
Tu, invicta, abraçaste o meu crescimento, as minhas novas amizades, as minhas alegrias e tristezas... Agora querem-me tirar do teu abraço... Aproxima-se o tempo do adeus, quando apenas queria dizer olá, mais uma vez!